sábado, 15 de junho de 2019

OLHAR CULTURAL SOBRE MONLEVADE


FESTIVAL DE INVERNO DA UFOP VEIO PRA FICAR

Começou de forma tímida, mas foi ganhando corpo e esse ano parece que vai ser bem bacana. A organização está fazendo questão de convidar os artistas locais e isso é ótimo. É importante esse intercâmbio entre a universidade e a cidade, como forma de aproximação  e convivência harmoniosa. Tomara que levem os artistas da cidade para tocar nos outros campus também. Parabéns a UFOP pela iniciativa.


CAVALGADA EM MONLEVADE

Segundo informações propagadas ( não sei se oficiais), a prefeitura vai investir 200 mil reais na cavalgada desse ano. Parte do público sempre torceu o nariz e critica o fato da cidade ser mais urbana, não ter áreas rurais e mesmo assim disponibilizar tanto dinheiro para eventos do clube do cavalo. Mas são exatamente os eventos sertanejos que atraem mais público, matam a fome de festas do povão e garantem mais dividendos políticos. 

EXPEDIÇÃO PELA VIDA DO RIO PIRACICABA

Não molhei meus pés na água, mas os olhos ficaram marejados a cada vídeo que chegava dos barcos chegando às comunidades e a música que fiz sendo executada. principalmente por crianças. Imagino a riqueza do material colhido, científico, fotográfico, videográfico e textual também, pois tinha a presença doThobias , que além de escrever muito bem, tem um olhar poético sobre o mundo. Agradeço ao Dindão pela oportunidade de integrar o projeto ambiental mais arrojado das últimas décadas na região. Parabéns às cidades e aos secretários de meio ambiente . Agora é esperarmos os resultados. Sugiro uma exposição fotográfica e ciclo de palestras à respeito.

ESQUERDA SEM MÍDIA ESCRITA?

Com a nova direção de Thiago Moreira, o jornal BOM DIA aproximou-se do governo e deixou de ter um viés oposicionista. Com isso a esquerda ficou sem mídia escrita. O Jornal A Notícia tem tido uma atitude crítica, mas está longe de ser de esquerda. Vamos ver se a esquerda vai tirar algum coelho da cartola.

LITERATURA

Fazem falta eventos literários em Monlevade e região. Poetas e escritores tem e muitos. Só lembrando alguns nomes: Maria Mari, Erivelton Braz, Luiz Ernesto, Wir Caetano, Afonso Jr, Jairo Martins, Geraldo Eustáquio Ferreira( Prof Dadinho), nomes que me lembrei de relance. Tem os que tem livros publicados e os que desejam publicar. Bem que a Casa de Cultura poderia pensar em alguma coisa. Quem sabe criar uma bienal literária? Poderiam ser convidados escritores de outras cidades, debater a situação da literatura em tempos virtuais, as memórias, o papel da poesia num mundo tão pragmático e midiático. 

O TRISTE FIM DA ESCOLA DE SANTANA

Antigamente quando a gente saia de Alvinópolis para ir até João Monlevade, passávamos pelo Jacui e pela parte histórica. Eu ficava fascinado com o gigantismo da usina, com aquelas chamas azuis que pareciam de filme, mas  quando olhava pra baixo  ficava admirado também com um prédio bonito, que parecia coisa do Niemeyer. Arquitetura arrojada, futurista, formas limpas. Eis que o moderno virou ruína. O prédio está abandonado. Não sei qual a jurisdição, se compete ao estado, à união, ao município. Sei que está lamentavelmente abandonado. Quem mora nas cidades são os munícipes. Será que as pessoas realmente não ligam, que o lugar das memórias hoje é a tal de nuvem? É só salvar as fotos na net e tá tudo certo?

SHINE CRAZY ROCK SHOW

Bar temático do meu amigo Zé Ronaldo, reduto mor do rock do médio piracicaba e de algumas milhas ao sul, norte, leste e oeste. Quem frequenta o Shine tem aulas de rock, com bandas covers das bandas master planetárias. Legal que o Shine também tá se abrindo pros trabalhos autorais. Lembrei aqui uma música de uma banda dos 70 - casa das máquinas. " Essa é a casa do tal rock and roll...". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário