sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

A DRAGOA



A DRAGOA...

Enquanto isso, aqueles dois amigos, um de esquerda e outro de direita se encontraram no mesmo boteco de sempre.

- E aí, vermelho? O que tá achando dessa chuvarada?
- Claro que é coisa do Bolsonaro. Isso é castigo por causa das coisas que ele fez com a natureza.
- Mas como assim?
- Uai...essa chuvarada dizem que vem da amazônia. Foi por causa das maldades que ele fez com os indios. Imagine aqueles pajés todos fazendo dança da chuva.
- Pelo amor de Deus. Vc não sabe que foi por causa do Sistema de Convergência do Atlântico Sul?
- Isso é explicação de direitista. Foram os pajés da amazônia e ponto final.
- Sei. Foram eles que colocaram fogo na floresta também né?
- Não. Isso foram os grileiros. Embora que nunca entendi o que é isso. Grileiros? Será que eles mexem com grilos? Que merda é essa?
- Não...grileiros se apossam de  terras,  são terríveis. Mas eu já acho que esse fogo na floresta foram as ONGS do PT.
- Vcs são engraçados. Acham que tudo é culpa do PT.
-Tudo não. Só o que dá errado.
- Quer saber? Vou tomar uma cachaça. Essa cerveja tá com gosto estranho...Garçon...traz uma amarelinha daquela especial pra mim.
- Que cerveja é essa?  Já tinha aquela DEPRAVADA...e agora tem as ENVENENADAS...
- Calma sô.  Foi só aquela marca. Sem cerva nós tamos mortos. Mas voltando ao caso da chuvarada, acho que isso é culpa do capitalismo, do consumismo exacerbado. Estamos dizimando o planeta e a natureza tá se revoltando.
- Culpa do capitalismo. Até parece que a Rússia e a China não consomem e são exemplos de sustentabilidade.
- Bolzonazzi detesta meio ambiente. Se fosse por ele tirava a floresta toda e botava pasto.
- Vcs não entendem ele direito. O que ele propõe é outra coisa. Ele só acha que a esquerda pega esse discurso pra fincar suas ONGS e seus tentáculos no estado. E ele tá certo. Vcs aparelham tudo.
- Tá bom então. Vcs é que vivem cheios de nazistas, terraplanistas, gente que tem preconceito contra o rock, contra o funk, contra tudo. Vcs representam o Neocaretismo.
- E vcs que propagam o tal de marxismo cultural, de ficar jogando negros contra brancos, gays contra héteros, mulheres contra os homens.  Vcs gostam de insuflar o ódio.
- Já vem vcs com essa história de comunistas comedores de criancinhas.
- Não chego a tanto. Acho que não são pedófilos. Estão mais pra frosô.
- Frô o quê?
- Frôsô. Que gosta do mesmo sexo.
- Vc é velho hein?  Que palavra é essa.
- Olha o preconceito. Tem algo contra os velhos?
- Tenho contra os que bebem pouco. Toma uma cachaça dessa comigo?
- Só se for duas...vamos virar?
- Vamos nessa...à nossa amizade....
- À nossa...mas escuta aqui...e a Soninha? Cê tá pegando?
- Mas é claro. Fiz um golzão...
- É mesmo? Mas ela é fogosa mesmo?
- Fogosa? Uma dragoa...  e  blá, blá, blá e blá... 

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

2020, O ANO DOS AUTORAIS


Otimismo exagerado? Não acho. Vejo muita gente investindo nas próprias musicas e nos novos compositores. Pode ser uma tendência. Hoje as pessoas tem a facilidade da internet. Podem se comunicar direto com o público que tem afinidade com seu trabalho.

ARTESANATO OU ARTE?

Fazer covers é legal. O artista aprende as técnicas, destila influências, interage com o público. É muito bom pra desenvolver. Nada contra o artesanato. É legal quando vc compra uma réplica de uma escultura do aleijadinho em Congonhas. Vc sabe que não é um original. Mas se contenta com a cópia. Com o cover se dá a mesma coisa. Todo artista que se preza tem algo a expressar. O artesão também é um artista da cópia. Ele se vale de uma produção em série de uma arte já consagrada.

E DAÍ?

Daí que artistas cover que até tentam alguma coisa autoral, mas percebendo que o público resiste, retornam pro cover de onde não saem mais. Já quem tem algo a expressar não se contenta com os covers. A não ser que sejam releituras, novas versões, novas interpretações pro mesmo tema.

PRECISAMOS DE RENOVAÇÃO

As novas gerações parecem ser mais físiológicas e não se ligam muito em poesia ou conteúdos mais complexos. A música que prepondera é a popularesca, quase sempre destituída de poesia ou inteligência. Isso frustra muita gente. Principalmente a galera da MPB, o rock, gêneros mais abertos às inovações, que andam em baixa. Não há uma  renovação de repertório. Há quanto tempos não aparece um clássico da MPB? Um rock brasileiro que mereça registro? Além do mais, há uma seleção natural e nem todos tem talento suficiente, embora tantos se achem. A meritocracia do mercado é cruel. De qualquer forma, precisamos de mais vitrines, de mais canais para fruição para que o novo se estabeleça.  Artistas de qualidade tem...e bem perto de nós.

O QUE VEM POR AÍ...

Rômulo Rás tá vindo com trabalho novo, single especialíssimo, um samba sensível, que estou tendo a honra de acompanhar de perto. Julio Sartori também tá com uma música pra lançar, uma canção com uma melodia tocante, arranjo produzido por André Freitas. BONAPART também vai lançar novo single. Duca e Dan preparam seu novo EP só com inéditas. Já lançaram um single maravilhoso que fez muito sucesso.Já está em fase de produção. Isa Lelis lançou recentemente no spotify um trabalho lindíssimo. Victor e Marcelo prometem lançar um single, não sei se composição deles mesmos, mas também inédita. Fabrício e Elcimar estão voltando com força total e devem lançar material inédito. Rogério Martins não tem lançado autorais, mas tenho certeza que tem algumas riquezas no seu baú guardadinhas pra lançar na hora certa. Quem sabe Indio do Forró não lança uma nova também? Tupete de São Gonçalo também tem músicas muito boas. Merece ser bem gravado. Quem sabe a dupla RONIVALDO e JOÃO ROBERTO nos traga algo novo também? O Moby Dickie é outra que pode nos trazer algo novo. Até eu tô pensando em lançar um single.

AS PESSOAS PRECISAM CONHECER AS MÚSICAS

Pra isso pretendemos lançar em breve um CANAL EXCLUSIVO que vai tocar apenas os artistas do nosso meio. Será um canal 100% autoral do médio piracicaba, uma parceria do JORNAL BOM DIA e do grupo PENSANDO MONLEVADE.

OS FESTIVAIS SÃO MUITO IMPORTANTES

Eu sei que é chover no molhado, mas vou voltar a repetir: festivais autorais, como os antigos festivais de música, trazem grande benefício para o meio musical. Eles permitem que novos artistas se arrisquem a compor, novos músicos se arrisquem a subir no palco, bandas saiam das garagens, os compositores tenham espaços, a cidade se encha de poesia. Tomara que nossos prefeitos e secretarias de cultura voltem a investir nos festivais

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

DIZ AÍ, DOUTOR, O MAIS NOVO PORTAL DE SAÚDE DA REGIÃO


Muito legal o Portal DIZ AÍ, DOUTOR,  que vai ser lançado no dia 25 de janeiro.
O DIZ AÍ DOUTOR é uma realização do comunicador Edio Souza em parceria com excelentes médicos de Monlevade e região.
O Portal vai disponibilizar artigos de diversas áreas do universo médico e tem como objetivo se tornar referência em assuntos relacionados à Saúde e Bem Estar na região.
O DIZ AÍ DOUTOR contará com uma equipe de colunistas médicos, que vão oferecer aos inscritos e ao público em geral as principais novidades em suas áreas de especialização.O acesso aos conteúdos será gratuito e vai dispensar o uso de senha.

No portal vai ter um link para que o visitante possa tirar dúvidas. 
Basta clicar no link PERGUNTE AO DOUTOR e enviar seu questionamento.
No entanto, o Portal deixa claro que qualquer diagnóstico deverá ser feito pelo médico em consultório e os artigos são apenas de caráter informativo.
O DIZ AÍ, DOUTOR será alimentado diariamente por uma equipe especializada e com o foco em disponibilizar o melhor conteúdo médico da região.

Quem quiser o link pra conhecer o portal, tá aí ó.
www.dizaidoutor.com.br
Sugeri ao Édio a criação de um aplicativo DIZ AÍ DOUTOR, para marcação de consultas e consultorias mais simples.

sexta-feira, 17 de janeiro de 2020

VICTOR E MARCELO, A MAIS NOVA DUPLA DA REGIÃO. ALTÍSSIMA QUALIDADE...



O CENÁRIOS dessa semana conversou com o cantor e guitarrista WG (abreviatura de Washington),  um músico bastante conceituado na cidade que está lançando a excelente dupla VICTOR E MARCELO. Conheci WG tocando guitarra no BONAPART. Mas ele queria mais. Fui surpreendido quando ouvi um teaser na internet e vi que era ele cantando. Não é que canta bem? A dupla é muito promissora, diferente das duplas da região pelas  propostas de repertório e pela qualidade instrumental. Anotem aí: VICTOR E MARCELO. Vcs vão ouvir falar muito dessa dupla. Mas vamos à entrevista...

1 - O que vc ouvia na infancia? Sua família era musical? Como foram seus primeiros contatos com a música?

WG - Sou de 87 🎵 na minha infância ouvi muita coisa boa, muita música top, como Michael Jackson - muito Guns N’ Roses - Titãs - cara é até engraçado, mais meu irmão mais velho, adorava Madonna, Bastante sertanejo Raiz, na verdade tudo que era boa música e que estava tocando, eu estava ouvindo, sempre amei a arte da música, deste pequeno. Primeiro contato na Música, através da minha mãe, que após comecei a tocar nas Igrejas evangélicas.

2 - Vc também tem um trabalho com música GOSPEL, o TOTALMENTE DELE, junto com a sua esposa que também é excelente cantora. O que isso representou para o seu aprendizado musical?

WG - Uma Banda que tenho com a minha esposa desde - 2010 que é um trabalho Cristão, onde o intuito é levar - paz aos corações de pessoas que sofrem, através da música.  É uma Escola 🏫 aprendi a ser um bom músico, a tocar a nota certa na hora certa, saber que o MENOS É MAIS. E saber principalmente, que a música não é feita só para ganhar dinheiro  e que ela tem o poder de mudar uma vida.

3 - Vc é excelente músico que tive oportunidade de ver em ação tocando guitarra no BONAPART. Quantos instrumentos vc toca?


WG - Sem palavras 😶 são músicos feras - e pessoas maravilhosas e eternos amigos. Toco! Guitarra e Violão popular e Violão Clássico.

4 - Agora você está participando da excelente dupla VICTOR e MARCELO. E como cantor. Vc sempre cantou ou é experiência nova?

WG - No TOTALMENTE DELE. Sempre arrisquei a fazer a segunda voz para a Drika, e hoje com a Dupla contínuo arriscando rsrsrsrsrs só que, fazendo a Primeira voz.

5 - VICTOR e MARCELO é nome artístico né? O que inspirou vcs a trabalhar esses nomes?

WG - O Marcelo é Marcelo msm de verdade rsrsrsrs. Agora Washington e Marcelo, não combina de jeito nenhum rsrsrsrsrs, então um belo a minha esposa brincando 🙃 falou, VICTOR! Pronto virei VICTOR da Noite para o dia rsrsrs. E muitas Duplas, colocam nomes artísticos para combinar etc...

6 - Qual vc considera os principais diferenciais da dupla?

WG - Primeiro o Timbre de vozes, bem diferentes. E vamos fazer algumas roupagens de músicas com levadas diferentes, letras com histórias reais, como nossa nova música ( LOCUTOR ) que será lançada em Fevereiro, com Clipe novo etc... e tentar atrás das nossas músicas reviver o passado de muitas pessoas, com canções que fazem elas, voltar no tempo e lembrar de coisas lindas que viveram.

7 - Vocês estão com um projeto interessante chamado "Lembranças". Cheguei a assistir um clip em que vcs costuram trechos daquelas músicas mais marcantes do cancioneiro sertanejo. É um projeto à parte ou vai constar nos shows do VICTOR E MARCELO.

WG - É um projeto muito bacana, onde lembramos vários clássicos da música sertaneja, e com uma roupagem clássica, com instrumentos como Violinos 🎻 - Violoncelo etc... E com certeza este projeto irá para nossos shows.

8 - E as autorais? Vcs também são compositores. Tem algum single lançado? Como estão pensando em divulgar?

WG - Somos compositores também, e como já falando nosso primeiro Single será essa música por nome ( Locutor ) Será lançada em Fevereiro em nosso canal no YouTube e em todas plataformas Digitais.

9 - Como analisam o atual cenário da música sertaneja? Tem lugar pra todo mundo ou vc tem de se diferenciar demais, pra conseguir espaço no mercado?

WG - O Mercado da Música sertaneja é muito Grande, e com certeza tem espaço para todos, mais se você quer almejar chegar no topo, com certeza tem que tentar de alguma forma, buscar a diferença na área.

10 - Nos shows do VICTOR e MARCELO vai ter só sertanejo romântico ou vai ter um pouquinho de tudo?

WG - Vai rolar de tudo um pouco sim. Sertanejo - Sertanejo Raiz- Forró - e Claro que nunca poderá faltar um pouco do bom e imortal Rock and Roll.

11 - As músicas que vcs estão lançando. Estão produzindo onde? Em Monlevade mesmo ou tem de se deslocar pra BH e outros centros?

WG - João Monlevade é terra de talentos. E não precisamos sair da nossa cidade para realizar gravações, hoje trabalhamos com 2 excelentes produtores, um na área de áudio que o Mark jr vocal do ( BONAPART ) é imagens o André Freitas que é excelente no que faz.

13 - Quantos compõem a banda? As meninas do clip também participam dos shows?

WG - Hoje para os shows do Victor e Marcelo, levamos 4 Músicos. As meninas não fazem parte dos shows, mais com certeza sempre abrilhantará nossos clipes com seus talentos, no nosso primeiro Clipe ( LEMBRANÇAS #1 ) Participou a ALINE Violino e Manuela no Violão. São super talentosas e como podem ver no clipe,  tocam demais.

14 - Vcs já tem shows marcados? Quando os monlevadenses poderão ver VICTOR e MARCELO ao vivo?

WG - Estamos em processo de produção de material, e produção também do nossos shows, que será bem diferente. Estamos fazendo tudo com muito carinho e cuidado, para que possamos levar o melhor para nosso público. Em Março será aberta a agenda para shows.

15 - Deixem os contatos de vcs, para quem quiser contratar VICTOR E MARCELO e também os endereços nas redes sociais, enfim. Vendam o peixe...

WG - Contatos para show (31) 99452-6551 
Fixo Local: (31 ) 3850-14-93
Redes sócias: Facebook/victoremarcelo
Instagram: @victoremarcelo
YouTube/victoremarcelo

sexta-feira, 10 de janeiro de 2020

O QUE VEM POR AÍ...



RÔMULO RÁS - 40 ANOS DE MÚSICA.

Com certeza vem coisa boa por aí. Uma carreira tão rica e tão longeva merece um evento à altura. Quem sabe um show no teatro da Fundação, com convidados especiais? Só um pitaco. Não sei o que ele tá pensando sobre isso. Mas venho conversando com o Rômulo e com certeza vem coisa boa por aí...

DUPLA VICTOR E MARCELO

Uma dupla de grande qualidade, com vocais e produção esmerada em parceria com Mark Jr do Bonapart. Eles tem um trabalho muito interessante, um projeto chamado "Lembranças", em que cantam clássicos da música romântico sertaneja de um jeito próprio. E tem autorais muito boas também. Quem quiser conferir, só procurar VICTOR E MARCELO no face e em todas as plataformas. 


VOLTA DE FABRÍCIO E ELCIMAR


Uma notícia que foi muito bem recebida. Fiquei impressionado pelo retorno na internet.  A dupla é muito amada. Tomara que consigam mesmo manter a chama e brindar o público com muita harmonia e música boa.

JULIO SARTORI PRODUZINDO NOVO SINGLE

Esses dias tive a felicidade de ouvir algumas faixas do Julio Sartori. Ele gravou umas demos e me enviou. Fiquei de queixo caído. Ele está produzindo um single agora.André Freitas está produzindo o arranjo e na medida do possível, estou dando uns pitacos. Julio compõe muitas letras psicológicas, mas dessa vez resolveu falar de sentimento, de amor e de dor. Trata-se de uma canção lindíssima, com letra muito boa também.

BONAPART PRODUZINDO NOVO SINGLE

Seus dois primeiros singles foram muito bem recebidos pelo público. Foram dois pop rocks ácidos. O primeiro EU TÔ AÍ DE BOBEIRA, uma letra que gostei bastante ( me remete a vida dos cães abandonados, criados soltos no mundo, vagabundos, marginais) e o segundo PRA VER SE COLA já abordando o universo muitas vezes frio e hipócrita das redes sociais. Só que agora eles devem sair com uma canção mais melódica, que é outro ponto forte do BONA.

O QUE PODIA ROLAR...

Show da Isa Lelis com as músicas novas. Lançamento obra do UMBIGO. Show do Concreto em Monlevade. Um super-show com todo mundo tocando, a celebração da música. Quem topa?

ENTREVISTA COM A CANTORA NORMA DE JESUS


O CENÁRIOS dessa semana conversou com a cantora Norma Jesus, que vem conquistando os monlevadenses com sua voz marcante. Seu repertório vem do cancioneiro popular, principalmente seresta e MPB. Ela tem feito participações em diversos shows e conquistado elogios de todos e atualmente está aperfeiçoando o canto na escola do Real. E tem mais  algumas peculiaridades que vcs ficarão conhecendo a partir de agora. Vamos à entrevista.

CENÁRIOS - Onde nasceu Norma Jesus?

Norma de Jesus : Nasci em Salvador, na Bahia.

CENÁRIOS- Como a Norma veio parar em João Monlevade?

Norma de Jesus : Eu fui doada pra uma família aqui de Monlevade e sou grata a eles. Na época ainda não havia fiscalização nesse sentido.

CENÁRIOS - O que vc ouvia em sua infância? Como foi o seu primeiro contato com a música?

Norma de Jesus : Em minha infância eu ouvia um pouco de tudo. Mas teve uma música que me marcou que foi QUERO ME CASAR CONTIGO. Na época tinha o programa do Coronel Gavião em que fui premiada. Foi um grande estímulo pra mim.

CENÁRIOS - O que vc mais gosta de cantar? Quais são as suas principais influências?

Norma de Jesus : Eu gosto de cantar de tudo um pouco. Eu canto Elis, eu canto Beth, Nelson, Alcione e por aí vai. Mas o  que eu amo mesmo  são as minhas raízes. Tá no coração, tá na mente. Minha principal inspiração é que eu canto com a alma.

CENÁRIOS - Vc tem ideia de gravar alguma coisa? Deixar um registro?

NORMA DE JESUS - Qual de nós não tem? É claro que nós temos sonhos e não é fácil. Eu sonho mas tenho meus pés no chão.

CENÁRIOS - Vc tem se apresentado bastante?

NORMA DE JESUS - Fiz um show numa festa fechada num sitio no domingo. Foi muito bom. As pessoas gostaram bastante. Já me apresentei no João da Mata, com alguns talentos e participações no recital do Real. E foi muito bom. Lá estou tendo oportunidade de aprender muito.

CENÁRIOS - E como vc tem se apresentado?

NORMA DE JESUS - Importante essa pergunta porque vc me dá a oportunidade de agradecer aos músicos maravilhosos de João Monlevade. Eles tem sido muito generosos comigo. Como eu não toco, preciso do suporte de bons músicos e Monlevade tem músicos excelentes.

CENÁRIOS - Vc gosta dos ritmos de matriz africana? O que vc acha do funk?

Norma de Jesus : Eu sou apaixonada pelos ritmos africanos. Quanto ao funk e outros estilos, os princípios que me foram passados eu passo também para os meus filhos e netos , que possamos respeitar as diferenças.

CENÁRIOS - O que vc acha do mercado musical de Monlevade?

Norma de Jesus : Essa pergunta é difícil. A pergunta é muito complexa. A gente está sempre ouvindo que poderia ter mais investimento, por que cultura é vida, é aquilo que nós vamos poder contar para os nosso filhos. É uma coisa muito séria.

CENÁRIOS - Vc também tem uma loja de vinis. Conte pra nós como funciona. Tem saída? Vc também troca Vinis e CDs?

Norma de Jesus : Tentei trazer para um pequeno espaço para diversificar um pouco e principalmente resgatar a história através do vinil. A maioria do pessoal conhece, é uma banca muito simples, mas acabou virando até um ponto turístico, pois aparecem pessoas levando seus filhos para conhecer.

CENÁRIOS - Quais são seus projetos para o futuro?

Norma de Jesus : Eu tenho o hábito de não fazer projetos. Eu prefiro viver intensamente cada segundo. Alguns podem pensar...ela não tem compromisso e responsabilidade. Não é bem por ai não. A cada segundo que respiro, vejo o sol. a terra, a chuva e sou grata a Deus, a todos os que me incentivam em meu crescimento interior.

CENÁRIOS - Deixe o endereço da sua loja e seus contatos para quem quiser conhecer seus trabalhos, face, etc.

Norma de Jesus : Minha loja de vinis fica na Av Getúlio Vargas em frente aos Correios, do lado do INSS. Meu facebook é NORMA DE JESUS.