O CENÁRIOS conversou com Mark Santiago do BONAPART. O BONA vai fazer sua esperada Live no próximo sábado, com renda revertida para o SEVOR. Conversamos sobre o cenário da música, sobre autorais e covers e sobre um serviço muito interessante que ele tá oferecendo de gravar e transmitir lives com uma qualidade de vídeo e áudio muito superiores. Mas vamos à entrevista.
CENÁRIOS - MARK, como o BONAPART está trabalhando nessa fase de isolamento social. Estão fazendo músicas novas? Estão se inspirando no momento?
Mark Santiago - Como compositor, posso afirmar que jamais seria feliz se não pudesse usar minha arte para dizer aquilo que acredito. E tudo nos inspira. Quem me conhece, sabe que sou um cara de fé, e acredito que o Criador é a fonte de toda inspiração para se criar qualquer coisa. E buscamos escrever sobre o cotidiano, sobre o dia a dia das pessoas, nossas experiências, que, no final, acabam sendo as experiências de muitos, e isso é muito bacana. Fazemos música para as pessoas , e é super gratificante perceber o quanto têm se identificado com o nosso trabalho. E já estamos com a nova música pronta pra ser lançada. Ainda estamos estudando como proceder diante do cenário atual, pois, não abrimos mão de lançarmos a música com um vídeo clipe à altura. Nossos fãs merecem o melhor!
CENÁRIOS - Os clips de vcs ainda estão tocando bastante? Como vc avalia o retorno que tiveram? Valeu à pena?

CENÁRIOS - Vi que vcs gravaram vídeos também da banda tocando vários covers do rock Brasil e do pop mundial. Tiveram um bom retorno desse material?
Mark Santiago - É muito importante que o público conheça as várias facetas do Bonapart. Apesar de os músicos da banda serem experientes, precisamos ter humildade para reconhecermos que o Bonapart é um projeto muito novo, e que ainda estamos engatinhando. Nesse sentido, as músicas cover’s são fundamentais e tem dado muito retorno sim, mesmo porque, somos muito criteriosos na escolha das músicas.
CENÁRIOS - Vcs devem estar vendo as diversas lives que vem sendo feitas. Vc tem visto lives dos artistas de Monlevade?
Mark Santiago - De fato, já vi algumas lives dos nossos conterrâneos. Essa quarentena nos possibilitou isso. É uma iniciativa muito bacana, porque de certa forma ameniza o tédio que é ficar em casa. Mas como profissional da música, não consigo fechar os olhos e ignorar o outro lado da moeda. É muito bonito o gesto dos músicos ao ofertarem aquilo que têm de mais precioso sem cobrar nada por isso. Mas em contrapartida é preciso se pensar no lado dos artistas também. Estando suspensos os shows, a pergunta é: Como esses artistas vão sobreviver até essa maré passar? Músico não vive de palmas e elogios.
CENÁRIOS - Algum projeto de Live do BONAPART?

CENÁRIOS - Tenho acompanhado muitas lives e percebo que alguns tem uma qualidade de som e imagem muito inferior. Vi vc divulgando um serviço especial pra gravação de lives com qualidade de audio muito superior. O que vc oferece de diferencial? O preço é muito alto?

CENÁRIOS - Sobre o futuro para os artistas. Como vc enxerga? É otimista e acha que as coisas vão voltar ao normal rápido ou acha que os artistas terão de procurar novos caminhos e se adaptar a um novo mundo?
Mark Santiago - O momento é bastante complicado. Vivemos numa incerteza do que virá pela frente. O certo é que o mundo passará por uma transformação e creio que os músicos terão que se reinventar. Tem um lado bom nisso tudo. As pessoas estavam cada vez mais egoístas e avarentas. Essa turbulência veio e despertou em muitos o sentimento de amor e solidariedade e nos fez relembrar que vivemos em sociedade, e, por isso existe uma relação de interdependência. O caminho que sempre enxerguei e que se consolida ainda mais agora, é o caminho da ajuda ao próximo, do dividir, do compartilhar experiências.
CENÁRIOS - Deixe seus contatos para quem quiser falar com vcs, fazer orçamento de lives, etc.
Mark Santiago - /WhatsApp: 31 98541-5634
Email: estudiomarkjr@hotmail.com