quarta-feira, 11 de setembro de 2024

381 - A MELHOR NOTÍCIA EM MUITAS DÉCADAS

O leilão do Lote 8B da BR 381 é uma notícia magnífica. Pra quem não acreditava, tá aí a manchete que esperávamos há muitos anos. Escrevo sobre essa odisseia há algumas décadas. Mas foi recentemente que as coisas realmente aceleraram. Sejamos justos. Durante a gestão do Tarcísio de Freitas houve inauguração de vários kms. Mas é importante dizer também que muitas obras importantes, obras de arte demoradas e custosas já haviam sido realizadas nos governos anteriores. Méritos compartilhados. Houve muitos leilões frustrados. Mas o fato do governo assumir os dois lotes mais complicados, garantiu a atratividade e o martelo foi batido. Pra mim, ficou de bom tamanho. O governo soube ouvir as partes e conseguiu garantir o passo adiante. Agora é monitorar o cronograma. 

RODOVIA CLÉSIO GONCALVES.

A forma abnegada com que o monlevadense Clésio Gonçalves trabalha pela duplicação e racionalização da 381 merece uma homenagem. Que tal Rodovia Clésio Gonçalves? Ficaria bacana hein? Esse nome 381 é de amargas lembranças.

SEJAMOS JUSTOS

A duplicação começou no governo Dilma. Teve incremento no governo Bolsonaro e vai ter um salto maior ainda neste governo Lula. Bem republicano, como deve ser. O resto é arenga política, que não constrói nada, muito pelo contrário.

OREMOS

Por enquanto temos licitações feitas, contratos assinados, mas não sabemos sobre prazos. Quando começa? Quando termina? Onde acompanhar a evolução da obra? Só podemos dizer que aconteceu mesmo depois da obra pronta e sa fitinha cortada. Sugiro que inaugurem cada lote duplicado, pois merece comemoração mesmo. E oremos, pois no Brasil a polarização costuma criar problemas e embaraços. Se ninguém atrapalhar e a empreiteira cumprir a sua parte, talvez ainda consiga trafegar em vida pela 381, antiga rodovia da morte.

NÃO OLHE PARA O CLIMA

 

Parodiei o título do filme “NÃO OLHEM PARA CIMA”, um dos mais interessantes dos últimos anos, que de forma metafórica, narra a história do mundo atual, cujos líderes são incapazes de enxergar uma realidade catastrófica que se aproxima, por causa dos interesses imediatos, das estruturas de poder e do sistema. Preferem sacrificar o planeta para salvar os negócios. Mesmo que não haja planeta.

OS SINOS ANUNCIAM

Conheci Dindão há nem sei quanto anos atrás. Eu tinha minha banda de Rock, o Republica dos Anjos e morava numa república de estudantes de Alvinópolis que tinha o mesmo nome. Lembro-me que ele esteve lá para contratar o República para o ROCK PIRA, histórico festival de rock que aconteceu em Rio Piracicaba. Antes havia encontrado com ele em alguns festivais de música. O Jornal que ele fazia, o BOM DIA tinha a cultura como prioridade. Cobriam todos os eventos importantes do Médio Piracicaba. Daí nasceu uma amizade que nunca mais esfriou. Mas faço essa introdução por outro motivo. Pra lembrar que desde aquela época, ele já tinha um forte conteúdo ambiental. Já alertava a gente sobre os perigos do aquecimento global, já fazia reportagens sobre as queimadas que dizimavam as florestas nas épocas de seca e dos famosos piromaníacos, que na época queimavam por diversão ou por manejo ignorante. E começava um trabalho de sensibilização em torno do Rio Piracicaba.

VISIONÁRIO DO MEIO AMBIENTE

Dindão desde sempre tem se dedicado a alertar sua cidade, seu entorno, a região, sobre os perigos do desmatamento desenfreado e da predatória ação humana, destruindo a vida em nome do lucro financeiro e da manutenção do poder. Muitas vezes vi pessoas emitindo opiniões sarcásticas sobre seus alertas. Ele ousou falar em Cidades esponja, um conjunto de ações visando conter a precipitação das águas das chuvas, evitando enchentes e alagamentos. Enquanto isso, cidades evoluídas do planeta vão implantando o projeto com sucesso. Dindão usa de todos os meios disponíveis para difundir os conteúdos ambientais, principalmente na defesa da água e dos ecossistemas. No Jornal BOM DIA ele já fazia isso. Desenvolveu o projeto da EXPEDIÇÃO PELO RIO PIRACICABA, que virou referência nacional e o transformou em palestrante do assunto em diversas conferências sobre a água pelo país. Além disso, lança regularmente o TRIBUNA DO PIRACICABA, a voz do RIO, um jornal ambiental muito bem feito, cujas capas deveriam gerar uma exposição, de tão bonitas e inspiradoras.

O planeta queima, as florestas vão sendo dizimadas, os rios vão secando, as serras vão sendo carcomidas, quando não morrem de tanta mineração e assoreamento. Mas o PINK FLOYD não desiste. Só espero, meu camarada, que não tenhamos de cantar aquele refrão...GOOD BY, BLUE SKY...