sexta-feira, 21 de agosto de 2009

ROCK PIRA – O MAIOR FESTIVAL DE POP ROCK DA REGIÃO

FERNANDA TAKAI NO ROCKPIRA III - ANTES DE SER FAMOSA

Há 20 anos atrás acontecia em Rio Piracicaba o mais marcante festival de Rock aqui da nossa Região até então: o Rock Pira I. Nesta primeira edição em 1989, tivemos várias bandas principalmente de Itabira, com participação especial do grande guitarrista Português Phil Mendes, do grupo DZB de Nova Era e de João Gera com a sua banda, entre outros.

A segunda edição em 1990 aconteceu na Chaminé. Um palco foi improvisado, mas o clima ficou bem rock mesmo, bem bacana. Desta vez, muitas bandas da região também e as participações das bandas Náuplio de Belo Horizonte, Poseidom e Apolium de Itabira e mais uma vez contando com a brilhante participação de Phil Mendes.

Mas foi em 1991 que o festival realmente fez história. Participaram novamente as bandas Apolium de Itabira , DZB de Nova Era e Náuplio de Belo Horizonte, mas pintaram outras atrações muito interessantes, como a banda Kaya Devas, com seu rock progressivo e letras viajantes, a banda Tatwa, cover de Cazuza e Barão Vermelho,a Performance Band, cover do Pink Floyd a banda República dos Anjos, deste que lhes escreve, as bandas Católicos Protestantes, Express Band e Kamasutra e uma tal de Fernanda e 3 do povo.

Bom, mas muitos podem perguntar: Fernanda e 3 do povo? O que é isso?

Então deixa eu contar uma historinha pra vocês. Nessa época, eu havia encontrado com Dimdão, que estava organizando o Festival. Aliás, fiquei conhecendo o Dimdão nessa época, pois ele era amigo do Angelo da Krawy, que estava fazendo os cartazes e a logomarca do Festival. Dimdão me falou sobre o festival, com aquele entusiasmo que lhe é peculiar e me perguntou se eu não tinha umas bandas diferentes para indicar.

Naquele mesmo dia eu havia recebido de presente uma fita k7 de uma banda, com uma cantora que tinha uma voz muito afinada e estava curtindo bastante o som. Quem me presenteou com o k7 foi o guitarrista Guilherme Fonseca, que havia tocado guitarra em algumas das músicas com a cantora que tinha um nome que parecia de Japonês: Fernanda Takai. Guilherme me contou que ela havia chegado a Belo Horizonte a pouco tempo, vindo de Belém do Pará e que estava se apresentando acompanhada de uma banda chamada Datavênia. Mostrei o k7 para o Dimdão que também gostou bastante do som e me perguntou se eu não faria a ponte para que ela se apresentasse no RockPira. Assim foi feito. Tudo armado, mas parece que a Fernanda parou de tocar com a Datavênia e teria de recrutar outros músicos pra tocar com ela no Rock Pira...e assim foi feito. No dia do evento, o público mesmo foi médio. Embora fosse época de festa do Jubileu em Rio Piracicaba, só o pessoal que realmente curtia rock apareceu. Mas quem foi teve a oportunidade de apreciar shows de todos os estilos, desde o Heavy Metal do Apolium à doçura da Fernanda. Ah...uma coisa interessante também é que quem acompanhou a Fernanda tocando baixo foi o hoje comentarista da Rede Globo, Bob Faria.

Nesse festival também, houve o encontro da Fernanda com Ricardo Koktus, que toca com ela no Pato Fú até hoje e com o John, com o qual inclusive se casou ( inclusive, estamos tentando uma entrevista com a Fernanda para a coluna).

Achei importante contar essa historinha para que se possa entender como os festivais tem o poder de gerar grandes coisas, de fomentar a interação e de dinamizar a cena musical.

Então vai uma boa notícia: estamos planejando para breve o ROCK PIRA IV – O MAIOR FESTIVAL DE POP ROCK da REGIÃO. Deverá ser uma mostra competitiva, onde cada banda participante poderá inscrever suas músicas, nos estilos POP ROCK, que dizer, pode ser Reggae, ska, Samba Rock, Dance, Eletrônico, Heavy Metal, Punk. Gótico, Emo, Hard Rock....leque aberto em termos de Pop e de Rock. A única exigência é que a música terá de ser em português. Ainda estamos trabalhando no projeto e assim que estiver prontinho, vamos partir para a criação da logomarca, negociação com patrocinadores, enfim, tomar as iniciativas cabíveis para viabilizar o evento. Ainda não podemos adiantar sobre data nem local ao certo, mas só alertamos à galera pra já ir preparando suas músicas. Estamos avaliando também qual será a premiação para os ganhadores, que pode ser a gravação de um single em um estúdio top em Belo Horizonte, até premiações em dinheiro, divulgação em rádios parceiras, no jornal bom dia, enfim. Na próxima semana estarei falando mais especificamente sobre o ROCK PIRA V. De qualquer maneira, desde já estamos abertos a sugestões e colaborações . Enviem seus emails para marcos.martino@gmail.com e vamos trocar idéias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário