sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

INVASÃO DE PRIVACIDADE


Estava eu em uma lan house onde fui tirar um Xerox de identidade, quando chegou uma menina de mais ou menos 17 anos chorando com o pai do lado. Eles chegaram e se aproximaram do moço que atendia.

- Pois não?

- Moço...preciso muito saber de uma coisa.

- Em que posso ajudá-la?

- Eles mexeram no meu Orkut. Colocaram um monte de mentiras sobre mim, me jogaram contra minhas amigas.

- Tá certo, mas o que podemos fazer por você?

- Uai...me disseram que vocês conseguem saber quem fez isso...

- Olha...podemos até ver...mas você usou um computador daqui?

- Sim...foi aquele ali ó...o número 6.

- Tá bom. Vamos até lá. Me diga o que você fez.

- Uai...eu usei por uns minutos...entrei no meu Orkut, no MSN e depois fui embora.

- Mas você se lembrou de fechar...de sair...de tirar a sua senha?

- Ah...nem sei.

- Pois é. Nesse caso eu não posso fazer nada. Pode ser que alguém que nem estava cadastrado tenha mexido.

- Moço. Agora eu é que vou falar. Se vocês não fizeram nada, vou chamar a polícia.

- Mas meu senhor. Eu não tenho como saber. Eu tô vendo aqui na ficha dela. Depois que ela usou, ninguém mais usou o número 6. Pode ser que alguém tenha copiado a senha e entrado no Orkut dela em outro computador, em outro lugar.

- Não importa. Ela usou o computador foi aqui.

- Vamos fazer o seguinte. Vamos entrar pra que eu veja o tamanho do estrago e possa lhes recomendar algo. Vou ligar um computador ali. Vamos lá...

- Não sei se isso vai resolver alguma coisa.

- Só pra gente ver. Venha aqui. Digite seu endereço e senha.

- Tá booom.

- Mas o que tem de errado?

- Veja os scraps. Estou falando mal de todas as minhas amigas e terminando com meu namorado.

- Nossa. É mesmo. Que sacanagem.

- E você não viu nada. Veja as fotos.

- Deixa eu ver. Nossa. Fizeram montagens com você nua na praia, num motel, você está...meu Deus...realmente pegaram pesado.

- E não tem jeito mesmo de encontrar quem fez isso, moço?

- Olha, moça. Infelizmente você deu muito azar. Tem gente ruim pra todo lado. Numa fração de segundos em que você saiu alguém muito sacana deve ter copiado a sua senha e feito essa sacanagem. O que você pode fazer agora é cancelar seu Orkut e fazer outro. Mudar todas as senhas também e ser mais cuidadosa.

- E eu como pai? O que devo fazer?

- Trocar sua senha toda semana também. A xeretagem virtual é uma realidade cada vez mais presente. Tem hackers pra todo lado, principalmente no meio empresarial, na política.

- Tá bom. Vamos embora, filha. Vou comprar um computador pra você não depender mais das lan houses.

- Meu senhor. Não é por aí. As lan houses são cada vez mais seguras. As pessoas é que precisam se precaver e não se distraírem com relação às suas senhas e informações confidenciais. Aliás, as Lan houses são mais seguras até que a casa do senhor, pois tem manutenção direto quanto aos vírus e tudo é feito com identificação dos usuários, etc.

- Mas vocês das lan houses também tem de reforçar a segurança. Se tivesse desligado logo depois que ela parou de usar, não teria acontecido isso.

- Pai...deixa pra lá. Eu não avisei pra ele que já tinha terminado. Sai sem avisar.

- Pessoal, não fiquem nervosos. Se quiser, podem entrar agora aqui, sem pagar e mudar a senha, cancelar o Orkut e tudo mais.

- Obrigado, moço. Vou fazer mesmo isso. Tá muito chata a situação.

- Só uma coisa. Parabéns pelas fotos viu.

- Ann???


OBS – Nos últimos dias, eu também fui vítima de invasão, de tentativa de captura de senha. Fui entrar em meu email e deparei com um aviso da GOOGLE dizendo que tentaram invadir minha conta por 5 vezes no mesmo dia. Aconselharam-me a trocar a senha pelo menos uma vez por semana e passei a fazer isso. Parece-me que temos um hacker entre nós tentando avacalhar a até então boa convivência virtual da cidade. Todo cuidado é pouco.


OBS 2 - O maior elogio que recebi esse ano foi um xingamento. Disseram que meus textos são infanto-juvenis. Então consegui o que queria. Inadequado eu seria se estivesse direcionando meus textos para intelectuais e eruditos. Nada contra os ilustres beletristas e gênios, mas para estes existem outras fontes. Meu intuito é conversar com o público do jornal, do blog. Minhas fontes são as pessoas comuns que encontro no dia-a-dia, como a minha filha filósofa, como a cigana que costuma passar por aqui algumas vezes por ano, junto com as amigas e que fica ali perto da Caixa, como um rapaz com que me encontrei que parecia ser normal, mas que depois revelou-se um ET. Aliás, o que mais tem nessa cidade são ETs, principalmente aqueles que vem dos planetas Dom Silvério, Alvinópolis, Major, Nova Era, S.D do Prata, Rio Piracicaba, Bela Vista, ETSCÉTERAS. Um abraço a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário