quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

O BOM E O MAL ATENDIMENTO



Vejo o movimento de alguns blogueiros com reclamações pontuais sobre mal atendimento no comércio local. A reclamações procedem. Infelizmente ainda existem comerciantes e funcionários que parecem ter prazer em nos destratar.


Quando não querem nos empurrar seus produtos a qualquer custo, nos ignoram, como se não precisassem da gente. Que tal criarmos um selo de inqualidade para "agraciar" esses estabecimentos? Um selinho com um dedo indicador de cabeça pra baixo seria a logomarca ideal.

Mas também temos de reconhecer que existe o outro lado da moeda. Existem locais que primam pelo atendimento respeitoso e pela qualidade. Não vou citar nomes para não configurar propaganda, mas acho que as pessoas vão tirar suas conclusões. Vou citar 3 casos que aconteceram comigo. Há alguns meses estava doido pra comprar um notebook novo e comecei a namorar as lojas da cidade. Em algumas, houve tamanha agressividade por parte dos vendedores, que fiquei assustado. Mas em uma delas, os vendedores foram tão educados e preocupados com as minhas necessidades que me cativaram. A diferença é que eles não se esforçavam para me vender, mas para resolver meu problema. Depois de alguns dias de conversa eles me ligaram dizendo que encontraram o notebook sob medida para os meus objetivos. Acabei comprando o note dentro da faixa de preço que eu desejava e fiquei muito satisfeito. Eles não me venderam simplesmente. Me deram uma consultoria. Outra coisa que me conquistou é que a loja tem a filosofia de só vender produtos de procedência. Nada dos piratas chineses que nos matam de raiva. Eu tenho lá em casa um considerável cemitério de quinquilharias, de mp3 players, fones e outros aparelhos descartáveis ( o pior é que a gente nem tem tempo de descartar).


Outro local que me impressionou pelo atendimento foi uma papelaria que fica mais lá pra baixo da Getúlio Vargas, depois do Buffalo Bill. Já na chegada a gente sente que o lugar é diferente. Nada daquele monte de coisas empilhadas, ambiente apertado, poluição visual e atendimento despersonalizado. A gente chega e é atendido por meninas educadíssimas e o local é amplo, com todos os materiais dispostos de maneira organizada. Num local assim a gente compra com prazer. E querem saber da maior? Eles não cobram mais caro por causa do atendimento melhor. Os preços são mais ou menos os mesmos das concorrentes. Quer dizer, se as pessoas quiserem, dá pra atender bem. Pra finalizar esses cases sobre bom atendimento, quero contar uma história que aconteceu comigo. Aconteceu numa pizzaria que nem fica no centro da cidade, mas cujo atendimento é realmente surpreendente até para cidades como Belo Horizonte. Chegamos para comer e nos atendeu um garçon muito educado, que em primeiro lugar se colocou à disposição para qualquer coisa de que necessitássemos. O local era de uma limpeza, de um cuidado tão grande, que parecia ser cuidado por mulher. Mas o que mais me surpreendeu mesmo foi a atenção da casa para com os fumantes. Os garçons faziam a maior vigilia, disponibilizavam cinzeiros e ficavam de olho. Um detalhe aconteceu comigo e com meu amigo naquela ocasião. Ele é fumante a enquanto tomávamos uma cerveja e ele fumava seu cigarro, aconteceu de estarmos conversando e ele esquecer o cigarro aceso com uma grande cinza prestes a cair. Num certo momento ele percebeu e resolveu bater a cinza. Não é que o garçon surgiu do nada com o cinzeiro para pegar a cinza do meu amigo antes que sujasse o chão? Se alguém jogasse uma cinza longe dele, acho que pularia e faria uma ponte, que nem goleiro de futebol. As pizzas e batatas assadas de lá são realmente muito boas, mas pra mim, o que fez a diferença foi o atendimento.( Esse caso aconteceu há alguns anos atrás, mas achei interessante pra exemplificar o que chamo de bom atendimento. Imagino que nem seja mais permitido fumar lá, mas creio que a filosofia deve ter sido mantida). Não sei vocês, mas como consumidor logicamente levo o preço em consideração, mas topo até pagar um pouquinho a mais para ser bem atendido. Quanto aos que não atendem bem, selo de inqualidade neles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário