sexta-feira, 18 de novembro de 2011

SEMEADORES DE CULTURA ( Coluna do Bom dia)


SAMIRA

Algumas pessoas passam por essa vida sem deixar marcas. Outras saem pelo mundo espalhando boas sementes e florindo os caminhos. Pois bem. Passou por Monlevade uma pessoa que deixou sementes que estão dando frutos até hoje. Estou falando da Samira, produtora da melhor estirpe que fez um trabalho muito bacana em Monlevade. Ela fazia no Sindicato dos Metalúrgicos alguns eventos muito bacana, quase sempre de tributo a compositores consagrados. Fez tributo a Cazuza, a Raul Seixas e outros. As produções eram esmeradas, com repertórios muito bem escolhidos. Mas o grande mérito da Samira foi que ela acabou oferecendo vitrine para vários artistas que hoje despontam no cenário, como André e João Freitas, Carolina Albuquerque, o pessoal do Cia do Infinito. Outros mais veteranos também passaram pela produção da Samira, como Daniel Bahia, Cilla Cordelli, Wariston Cruz e Rômulo Rás. Me perdoem se estiver esquecendo de alguém e provavelmente estou mesmo. 

CHIQUINHO BARCELONA

Não me canso de falar desse lutador incansável pela cultura local. Além de fotógrafo extremamente técnico, Barcelona é outro semeador
de boas sementes. Suas exposições, suas fotos comparativas, suas memórias visuais preservadas, sua disposição para ajudar sempre que é
convocado são admiráveis e quase sempre gratuitas. Ah se tivéssemos pelo menos 3 Barcelonas...

PROFESSOR DADINHO

Ninguém ousa fazer qualquer lançamento literário sem pedir benção ao mestre. O Professor tem o dom da concisão, do texto exato, além da visão
arguta e também da disponibilidade em ajudar sempre que solicitado.

DANIEL BAHIA

O cara é professor de uma geração inteira de guitarristas, violonistas, músicos, letristas e o escambau. Parece um messias da música, com seguidores fieis e muitas bandas formadas. 

ANDRÉA ABADE

Pintou cultura ela está dentro. Fundou a ACORDAR, Associação Cultural do Médio Piracicaba, juntando um pequeno exército de artistas, exército esse que vem crescendo e ocupando espaços com cultura.

LUTÉCIA ESPESCHIT

Uma guerreira também pela cultura, presença obrigatória em qualquer evento cultural. O que essa mulher já filmou e disponibilizou na internet em termos de shows não está no gibí. 

MARCELO MELO

Além de ser um defensor das coisas de Monlevade, criou o site Caminho de Riquezas, depositário de histórias e estórias sobre Monlevade. Marcelo e seu Morro do Geo são marcas Monlevadenses que fornecem raízes para essa cidade que tem tanta dificuldade em compreender a sua identidade, refém da dependência da indústria.

CASA DE CULTURA

O pessoal da Casa de Cultura, também tem feito o possível para abrir espaços para a cena culturaj da cidade. Neste sentido, acho importante destacar o trabalho de um Gladevon Costa, executivo de primeira linha, da Rosália, que cuida com carinho dos concursos, de toda a equipe que trabalha e muito para que a cultura possa ter seu lugar ao sol e do prefeito Gustavo, que tem nos dado suporte e liberdade para trabalhar.

AS COLHEITAS

Ainda há muito por ser feito, mas a somatória de todas as ações faz com que tenhamos uma boa safra. Só não podemos parar de plantar nem permitir que ervas daninhas invadam nossas plantações. Façamos a nossa parte para que a colheita seja sempre farta e a cultura se torne menu indispensável em nossas "mesas". 

Nenhum comentário:

Postar um comentário