
No fundo no fundo é muito simples. O Governo Prandini está nos últimos dias inaugurando uma série de obras, coincidindo com as comemorações dos 46 anos da cidade. Se conseguir manter o ritmo e a onda positiva, rapidamente ganhará o apoio popular e deslanchará. Espera-se muito desse governo. Aliás, é bom que se diga: não é apenas Monlevade que espera, mas a região inteira. É sabido que a cidade é a locomotiva do desenvolvimento regional. Tudo que acontece no munícipio reverbera em todo o Vale do Piracicaba. Por isso, a responsabilidade desse governo extrapola nossos limites físicos. São muitos projetos estruturantes já contingenciados com verba. Em breve, acontecerão interferências radicais na geografia da cidade. Não tenho dúvidas de que obras como o Centro Olímpico e o Centro Cultural e Turístico, além do Parque Ecológico do Areão e da Cidade Digital transformarão radicalmente a vida da cidade para melhor. Mas antes disso, precisamos fazer o básico. A despeito da inauguração das praças, existe um grande clamor popular pela limpeza do mato, para muitos, principalmente para a oposição, a causa dos índices alarmantes da grande incidência de Dengue na cidade. O governo teve mesmo dificuldades com a proibição do uso de capina química. Tudo estava planejado para ser feito em pouco tempo e com eficiência, porém a proibição pegou o governo desprevenido. A capina convencional está sendo feita agora, mas a essa altura a Dengue realmente aumentou em todo o país e principalmente em Monlevade. Outra coisa que pesou foi que o enfoque na gripe suína acabou fazendo com que o cidadão comum se descuidasse dos cuidados básicos para com os focos dos mosquitos atleticanos, que chegaram devagarinho e tomaram conta. Agora, com a chegada do frio, a Dengue vai dar uma hibernada até o ano que vem e o segredo é não deixar que o mesmo problema se repita. Aliás, à partir de já, o pessoal da saúde tem de se preparar para as doenças do frio, que costumam lotar os hospitais públicos. De uma coisa eu tenho certeza: a mídia do contra vai continuar sendo do contra, vai procurar defeito em tudo, vai continuar distorcendo o que dizemos, derrubando troncos em nosso caminho, mas continuaremos firmes em nosso propósito, olhando para frente e perseguindo os objetivos.
Marcos,
ResponderExcluirFestejar é importantes, as praças estão realmente ficando boas, a idéia dos brinquedos é excelente (pais e crianças nas praças = saúde e qualidade de vida). Isto merece realmente aplauso.
Mas eu não entendo é o fato de que se fala muito em planejamento, mas não se vê claramente o planejado acontecer. Pode ser por diversos fatores que ele não ocorre, mas sempre bato nesta tecla. Faltam dados. Dados são tão importantes na administração e na nossa vida pessoal que muitas vezes eles passam desapercebidos. Eu já dei a idéia no meu blog de colocar sistemas para melhorar a gestão pública e otimizar a gestão burocrática. Acho que todos nós temos que contribuir e muito com a cidade que nos recebe e nos sustenta, mas a gestão tem que se basear em dado, e não apenas em propaganda.
Meu sonho, enquanto profissional que milito na área de saúde é ver todos os postos de saúde interligados. Imagine a redução de custos que isto provocará? Dá para fazer, e com custos reduzidos. Basta querer.
Abraços!