Tem uma coisa que não tem jeito. Quase sempre a quantidade mata a qualidade. O Facebook começou muito bem. Como um rolo compressor atropelou o orkut, o msn, o youtube, foi canibalizando, engolindo tudo. Mas como todos os modismos virtuais, era questão de tempo até chegar a exaustão. Tá certo. A culpa nem é da ferramenta em si, mas do uso que se faz dela. Se pensarmos bem, o orkut também é genial. Começou bem e virou uma febre, mas foi ficando lotado dessas mensagens de pseudo romantismo, pseudo politica, propaganda de todo jeito, até um ponto em que todos se encheram. Chegou o twitter e inicialmente também fez enorme sucesso. As pessoas tinham 140 letras para se expressar e tava indo bem, todos se informavam e postavam rapidamente.Só que o pessoal começou a twittar tudo. Coisa chata. Rolava um gerundismo de doer. Era um tal do sujeito ficar dando conta de tudo que estava fazendo. Já vi sujeito twittando que estava ouvindo tal música, que estava comendo buchada de bode e até...desculpem o palavrão...cagando. O Twitter começava a cair no ridículo. Até que pintou o filme "A rede social", que popularizou o facebook no país. Deus do céu. A febre foi tomando conta. As pessoas ficaram vorazes no sentido de adicionar levas de amigos e amigos dos amigos dos amigos e assim como aconteceu com o Orkut, o face começou a saturar. Seus criadores já fizeram algumas modificações, mas a opinião geral foi que as mudanças foram para pior. Já vimos essas história com o orkut. Eu mesmo brinquei na internet que o face tava virando face horse ( cara de cavalo). Postei o seguinte: "Não sei não, mas acho que o FACEBOOK já está se encaminhando para ficar chato. Poluído demais, cheio de cultura inútil, bobeirinhas sem proveito, além de estar se tornando um rato ladrão de tempo. Já está me dando vontade de desintoxicar. Apareceu muita gente solidária pensando o mesmo. Quer dizer: não estou sozinho. Muito embora que tem gente ainda apaixonada pelo ORKUT. A garotada então, nem se fala. Muita gente também está chegando no face, outros são viciados ao extremo ( aliás, viciozinho perigoso), quer dizer, tem muita gente que vai me contestar e isso é normal. Já vi uma noticia que vem aí a terceira geração do face, mas a julgar pelas mudanças do orkut e outros, deve ser pra incrementar e isso quase sempre dá errado. Um amigo até me falou que o segredo é ser seletivo com quem você adiciona ou com quem se relaciona. Pode até ser, mas no fundo, todos querem ser populares, querem difundir algo e serem lidos por muita gente. Por enquanto será o face mesmo, pois não temos outro. Mas tá dose esse negócio das pessoas postarem fotos de qualquer coisa, fotos antigas, fotos de si mesmos em todas as situações imagináveis, além das intermináveis campanhas, correntes, orkutices de todas sorte. O jeito é esperar que inventem algo melhor. Enquanto isso não acontece, teremos de continuar tentando nos desviar do lixo virtual até que apareça algum pós-face. Aguardemos...
( Coluna do Bom Dia)
MARCOS. APONTE UMA SOLUÇÃO. CRITICAR SÓ NÃO BASTA. ACHO QUE BRIGAR OU FALAR MAL DO ORKUT OU FACEBOOK OU TWITTER OU BLOGS É PERDA DE TEMPO. SÃO MILHÕES DE PESSOAS QUE GOSTAM E FAZEM PARTE. CRIE UMA FERRAMENTA SOCIAL DO SEU GOSTO E COLOQUE NA INTERNET PAR ANÓS. INFELIZMENTE VOCÊ É COMO O NARCISO DA LENDA. SÓ GOSTA DO QUE VOCÊ FAZ. VOCÊ NÃO ELOGIA NINGUÉM. QUANDO ESCREVE VÊ VOCÊ MESMO E SÓ SE VÊ NO ESPELHO COMO NARCISO.
ResponderExcluirEssa foi engraçada. Tomaram as dores do Face. Até parece que o povo lá ligando para o que escrevo. Mas não se engane. Essa percepção não é só minha. Quando a não elogiar, bom, parece que você não é leitora do blog. Mas tá de boa. Perto do que foi já fui xingado, foi até brando.
ResponderExcluirmartino. Concordo com você. Mas só gostaria de fazer umas ressalvas: primeiro o Orkut sempre foi uma ferramenta desconhecida no resto do mundo. Só aqui no Brasil e na índia é que ele ganhou força. Portanto, o Facebook não atropelou outras redes sociais, porque as outras sempre estiveram anos luz atrás do face. Segundo o estilo Orkut de ser nasceu da necessidade de pessoas reverem, ou encontrar amigos ou parentes distantes, já no face o objetivo sempre foi o de colocar um perfil para ser descoberto e seguido. O que esta acontecendo é que os Orkuteirós não conseguem discernir uma coisa de outra e estão migrando para o face achando que lá é um diário virtual. Agora uma coisa que não concordo de jeito nenhum, que me desculpe àqueles que se acharem ofendidos, mas postar no blog um assunto, e na mesma hora jogar tudo na rede social é chato pra caramba. Ou uma coisa ou outra né.
ResponderExcluirOk, Ernani. Também concordo com você em parte pelo seguinte. No meu caso, eu não posto os textos dos blogs, mas o link. Quem quiser lê, quem não quiser não lê. Mas é como eu falei no texto. As ferramentas são boas. O problema é o uso que se faz delas. Algumas coisas do Orkut eu achava muito boas, por exemplo as comunidades. Mas a poluição foi tanta, que até disso me afastei. Deixa eu fazer uma comparação exdruxula. É como se você estivesse a alguns metros de uma praia, mas para chegar a ela, tivesse de atravessar algumas montanhas de lixo para chegar lá.
ResponderExcluirConcordo plenamente, inclusive já estou me cansando das bobalhadas q são postadas no Facebook, geeente, faça o site valer a pena como antes. Até perfil de Gatas&Gatos tão criando, orkutaram o FB é uma pena
ResponderExcluirSÃO OS INTELECTUAIS DE PLANTÃO. SÓ ELES ENTENDEM, SÓ ELES PODEM GOSTAR E ESCREVER O QUE QUISEREM. AS MILHÕES DE PESSOAS QUE GOSTAM DO FACE É QUE ESTÃO ERRADAS. O DONO DO FACE ESTÁ CADA VEZ MAIS PREOCUPADO COM VOCÊS. RECOLHAM-SE À SUA IGNORÂNCIA E RECONHEÇAM O DIREITO DOS OUTROS DE GOSTAR OU NÃO DO QUE QUIZEREM.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAí é que está, minha amiga. Parece ser escrita de uma mulher, não sei. Menina, mas eu também gosto do face. O uso que fazem é que acho uma lástima. Mas não adianta. Você que é me xingar né? Mas fique à vontade. Só não exagere, porque neste caso eu não publico. E tem outra coisas, menina. Assine o seu nome. Não sei porque você precisa ficar anônima pra declarar seu amor ao face.
ResponderExcluirAQUI JAZ A OPINIÃO DOS OUTROS, FOI SEPULTADA A OPINIÃO DE MILHÕES DE PESSOAS. O DONO DO FACE ESTÁ BILIONÁRIO, MAS ESTÁ PREOCUPADO COM ESSA COLUNA QUE QUER ACABAR COM O NOSSO FACEBOOK. QUEM QUER ESCREVER QUE EDITE LIVROS. NÃO SE PREOCUPE CONOSCO QUE QUEREMOS DIVERSÃO APENAS.
ResponderExcluirCaramba. Coluna acabar com o FACE BOOK? Nosso FACEBOOK? Será que estou debatendo aqui com um sócio do FACE? Meu Deus. Tô muito importante e não sabia. Pela mentalidade da pessoa que escreve, parece que estou debatendo com uma criança. Ops. Peço perdão às crianças. Elas são mais inteligentes e perspicazes. Parece que estou debatendo mesmo é com alguém destituído de massa cinzenta. Deixa eu dar uma corrigida aqui. Vida longa ao facebook e muito capim para os faceburros.
ResponderExcluirAGORA BASTA. O MONLEVADENSE MARCOS SÓ ESCUTA O QUE ELE DIZ. A OPINIÃO QUE NÃO SEJA A DELE NÃO VALE. e AINDA DETURPA O QUE OS OUTROS ESCREVEM. Fuiiiiiiiiiiiiiiiiiii. Adeus. você está certo.
ResponderExcluirTchau Dona Anônima sem cara.
ResponderExcluir