quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

SOPA CONTRA A PIRATARIA.

 
O mundo da internet pode ter um revés muito forte nos próximos dias caso passe no Senado Americano a lei antipirataria que está sendo chamada de SOPA. Imaginem o youtube esvaziado da maior parte do seu conteúdo. Imaginem os sites de filmes e música. Imaginem nós os consumidores, corsários que somos, capitães gancho virtuais, viciados nos downloads gratuitos? Pois é. Entre as empresas que apoiam a Sopa estão gravadoras, emissoras de televisão, grupos de mídia, empresas de transmissão de eventos esportivos, editoras de livros, operadoras de cartão de crédito,  empresas farmacêuticas, além de muitas associações que representam diversos setores, como artistas, compositores, atores, estúdios de cinema, policiais, empresas de telecomunicações. Se pensarmos bem, eles tem suas razões. A tendência, a filosofia do compartilhamento é uma afronta à lógica capitalista. Como pode um negócio que não gera lucros? Aqui no Brasil tem uma lei similar, proposta do senador mineiro Eduardo Azeredo. 
 ]
Caso a SOPA passe nos estados unidos, perigas da sopa Azeredo pegar por aqui também. Para aqueles que não acreditam nas manobras dos governos para engessar a internet, melhor começar a cogitar.Temos uma onda de neocaretismo capitalista e pode ser que haja sim um retrocesso na democracia de compartilhamentos e downloads. Em contra-partida, as empresas mais influentes na internet, como Facebook, Twitter, Google, AOL, eBay, Foursquare,  Grooveshark, LinkedIn, Mozilla, PayPal, Tumblr,  Zynga, Yahoo, Wikipedia, além de sites como Boing Boing, Hype Machine, Reddit, ICanHasCheezburger, 4Chan e o próprio Techcrunch são contra a lei de limitação da internet. O que vai acontecer, não sabemos. Só falta essa lei ser aprovada no dia 21 de dezembro de 2012. Vai ser o fim do mundo.

Um comentário:

  1. Vaai toma no cuu com isso, no lugar de ficar pensando em acabar com isso, podiaa, ajudar pessoas que precisao de ajuda do que ficar ai querendo acabar com o nosso dia dia VSF

    ResponderExcluir